Televisão Notícias Tecnologia Ciência Cultura Ensino Entrevistas Agenda
Nº 36
outubro 2014
Notícias
EMBO atribui Prémios de Instalação a dois cientistas portugueses
12-12-2013 12:12
© DR
Dois investigadores portugueses distinguidos com dois de seis prémios atribuídos pela organização europeia para as ciências da vida EMBO. Cada investigador vai receber 50 mil euros anuais durante os próximos cinco anos.
Enviar Notícia Versão Impressão
Raquel Oliveira, investigadora do Instituto Gulbenkian Ciência (IGC) e Edgar Nunes, investigador do Instituto de Medicina Molecular (IMM), da Faculdade de Medicina, da Universidade de Lisboa, são os dois portugueses premiados em 2013 com uma EMBO installation Grant, da European Milecular Biology Organization (EMBO).

Raquel Oliveira, investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência
Raquel Oliveira, investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência
© DR
Graças a este Prémio, no valor de 50 mil euros anuais durante cinco anos, Raquel Oliveira vai continuar a sua investigação sobre a influência que a morfologia dos cromossomas tem na divisão celular.

Um trabalho essencial na compreensão de defeitos relacionados com a divisão celular e separação deficiente dos cromossomas durante a divisão celular, o que está intimamente relacionado com doenças como o cancro, doenças genéticas e infertilidade.

Já Edgar Nunes vai utilizar o Prémio para avançar na compreensão sobre os processos pelos quais o núcleo se liga ao esqueleto da célula (citoesqueleto) e como se posiciona dentro das células.

«O maior compartimento celular é o núcleo», explica o investigador, citado em comunicado do IMM e do IGC, e acrescenta que «dentro do núcleo encontra-te armazenado o nosso material genético. O núcleo está diretamente ligado ao esqueleto da célula e essa ligação é importante para o posicionamento do núcleo dentro da célula. Os problemas existentes nas ligações entre o núcleo e o citoesqueleto são a causa de múltiplas doenças, pois o núcleo não se encontra no local certo».

Edgar Nunes, investigador do Instituto de Medicina Molecular
Edgar Nunes, investigador do Instituto de Medicina Molecular
© DR
Em 2013 a EMBO atribui um total de seis prémios a investigadores europeus. Dois prémios para investigadores portugueses, dois para investigadores turcos e um para um investigador da República Checa.

As EMBO installation Grant têm como objetivo apoiar os investigadores a constituir os seus grupos nos países de origem com vista a fortalecer a investigação científica nos Estados-membros da União Europeia.

E é neste sentido que Raquel Oliveira considera que «este prémio tem um grande impacto no desenvolvimento do meu recente grupo. O financiamento traz alguma estabilidade, algo muito importante numa altura de crise económica em que o financiamento em ciência é parco e irregular».

«Igualmente importante é o reconhecimento e as oportunidades de networking que este prémio oferece, ao incluir os vencedores na rede de excelência de Jovens Investigadores Europeus. Este prémio irá promover a constante interação com excelentes investigadores por toda a Europa e eventualmente permitir recrutar um bom doutorado para a minha equipa», afirma a cientista.

Últimas Notícias
Cientistas preveem que no futuro Universo ficará vazio
Inovadora iluminação LED na Capela Sistina vai permitir visualizar cores de frescos na plenitud ...
Fusão de dois centros em astrofísica dá origem a novo Instituto de Astrofísica e Ciências do Es ...
Foguetão que transportava carga para a ISS explode segundos após a descolagem
Cientistas identificam mecanismo molecular essencial na fertilidade feminina
  Topo  
Comparticipado pelo Instituto de Investigação Científica Tropical Projecto apoiado pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Projecto Co-financiado pela UE - FEDER
Cartoteca Iconoteca Telejornais Arquivo de Vídeo Manuscritos Documentários Vídeo Memória Newsletter Facebook (Este link irá abrir uma nova janela)
A TV Ciência Estatuto Editorial Emissão Contactos Ajuda Imprensa © Copyright Publicidade Ficha Técnica